domingo, 26 de abril de 2009

Sol: Cavaco aponta exemplo de Nuno Álvares Pereira


O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, manifestou hoje o seu orgulho pela canonização de Nuno Álvares Pereira, considerando o «forte Dom Nuno» como um exemplo para todos, em particular, para as Forças Armadas portuguesas
«O 'forte Dom Nuno', como lhe chamou Camões, é um exemplo para todos nós e, muito em particular, para as nossas Forças Armadas», afirma o chefe de Estado, numa mensagem vídeo colocada na página da Internet da Presidência da República.
Sublinhando o seu orgulho pela canonização de Nuno Álvares Pereira, «pelo que ela representa de reconhecimento do valor exemplar de um português heróico e ilustre», Cavaco Silva diz ser hoje «um dia de alegria para todos os portugueses».
«A canonização de Nuno Álvares Pereira constitui um gesto que honra uma das figuras mais marcantes da nossa História, uma figura em que os Portugueses se revêem como símbolo de amor ao seu País, de defesa corajosa da independência nacional, de vontade de triunfar mesmo nas horas mais difíceis», declara o Presidente da República.
Na mensagem, Cavaco Silva recorda Nuno Álvares Pereira como um português que soube ser humilde, «o que o levou a retirar-se do gozo das grandezas mundanas em nome da fé que possuía».
Lembrando o seu epitáfio «As suas honras terrenas foram incontáveis, mas voltou-lhes as costas. Foi um grande Príncipe, mas fez-se humilde monge», o chefe de Estado assinala que, de facto, Nuno Álvares Pereira «soube voltar as costas às honras terrenas que conquistara através de feitos heróicos».
«Mas não voltou as costas ao seu amor por Portugal, pois foi em nome desse amor que o Condestável comandou tropas em defesa da independência de uma nação ameaçada», sublinha, manifestando-se certo que a canonização de Nuno Álvares Pereira ficará inscrito «na nossa memória colectiva e será motivo de orgulho e de alegria para todos os que amam o nosso País e a sua história».
A cerimónia de beatificação de Nuno Álvares Pereira realiza-se hoje, no Vaticano.

Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário