domingo, 26 de abril de 2009

202 escuteiros portugueses na Canonização de Nun’Alvares Pereira

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) reservou um voo charter que vai levar 202 elementos até à cerimónia de canonização do Beato Nuno de Santa Maria, patrono do CNE. O CNE organizou um concurso online a nível nacional entre todos os escuteiros do país, oferecendo ao bando/patrulha/equipa de cada secção que mais soubesse da vida do Santo Condestável a possibilidade de viajarem até Roma para assistirem à cerimónia da canonização ao vivo.
Além dos vencedores do concurso, viajam todos os que desejavam celebrar com Bento XVI este momento tão importante para o CNE, conforme explica Carlos Alberto Pereira, Chefe Nacional do CNE. “A ideia que presidiu a decisão foi encontrar uma solução que permitisse aos escuteiros que quisessem viver este momento ímpar da canonização do Patrono do Escutismo Católico Português, sem que o seu orçamento familiar fosse muito sobrecarregado”, diz.
A canonização deste santo que serve de referência e de modelo a todo o CNE é um momento que será vivido por todos os escuteiros de forma muito intensa. “Esta canonização de Nuno Álvares Pereira é um momento marcante pois ele é o Patrono do CNE, é um modelo de vida incontornável no processo educativo que o escutismo oferece aos jovens. É verificar que o nosso Patrono é adoptado pela Igreja Universal como referência de modelo de vida. É, em última instância, validar e consolidar a opção tomada pelo Escutismo Católico Português, desde a sua fundação, de se identificar com as virtudes de Beato Nuno de Santa Maria”, defende Carlos Alberto Pereira.
A delegação do CNE presente em Roma partirá no voo charter às 6h da manhã de sábado, dia 25 de Abril e regressará ao final do dia de domingo, dia 26. O programa da estadia lá inclui, além da participação na eucaristia de domingo, a participação, dia 25, na oração na Basílica de São Paulo Fora de Muros, pelas 10h30, e na Vigília na Basílica de Santo António dos Portugueses, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, pelas 21h00.
O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial. Em Portugal conta com um efectivo de 60 mil jovens e de 9 mil adultos. É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade. Está implantado através de mais de 1000 agrupamentos espalhados por todo o continente e regiões autónomas.

Sem comentários:

Enviar um comentário