domingo, 26 de abril de 2009

Correio da Manhã: Estado ignorou Santo

O Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, disse ontem em Roma que o Estado português "ligou pouco" à canonização do Beato Nuno de Santa Maria, sugerindo que, "se fosse noutro contexto, este acontecimento teria muito mais relevância social e política".
A cerimónia de canonização de cinco beatos, quatro italianos e um português, realiza-se hoje, às 10h00 (09h00 em Portugal), na Praça de São Pedro, no Vaticano, e é presidida pelo Papa Bento XVI.
Na conferência de imprensa no Pontifício Colégio Português, acompanhado pelo vice-postulador da causa, padre Francisco Rodrigues, e pelo reitor da Universidade Católica, Braga da Cruz, o patriarca lamentou a "pouca relevância" que o Estado tem dado ao acontecimento, "com excepção das tomadas de posição do senhor Presidente da República e do Parlamento" "Em público, o Estado convive mal com a realidade da Igreja e, por maioria de razão, com a santidade. Não é culpa de ninguém, mas é assim e não há volta a dar", afirmou D. José Policarpo.
Mas o patriarca diz que, apesar de tudo, até ficou "contente" por a reacção das entidades públicas ter sido discreta. "Ainda bem que assim foi, porque se evitou uma desmedida exaltação patriótica, que seria negativa para um caso que é sobretudo de exaltação de virtudes e de santidade", explicou o Cardeal-patriarca.
Braga da Cruz anunciou a realização, em Novembro, de um colóquio sobre o novo santo português, que contará com a participação da Universidade Católica e da Academia Portuguesa de História, e o padre Francisco Rodrigues disse que "vai ser criado um movimento de expansão da mensagem e da figura de S. Nuno, que as fará chegar às paróquias, movimentos e escolas de todo o País".

COMERCIANTES NÃO VENDEM RECORDAÇÕES DOS NOVOS SANTOS
Nem uma das mais de 50 casas de venda de artigos religiosos do Vaticano vende qualquer imagem, ou pagela sequer, do Santo Condestável. Mas também não têm de qualquer um dos quatro beatos italianos. Benedito Feliz, que tem nome do actual Papa e vende a menos de 50 metros da Basílica de São Pedro, diz que "os santos que são canonizados não rendem grande dinheiro e, na maioria dos casos, não justificam o investimento".
A excepção foi Madre Teresa de Calcutá, que apesar de só ter sido ainda beatificada vendeu imenso e continua a vender. "Esse é um caso de popularidade mundial, cujos artigos são comprados por italianos, portugueses, indianos ou alemães." O mesmo "vai passar-se um dia com João Paulo II, que continua a vender, ainda mais do que o actual Papa".

ROTOS DO BETAO POUCO VISÍVEL
O quadro oficial da canonização do Beato Nuno de Santa Maria, que foi colocado na fachada da catedral de São Pedro, ao lado dos quadros dos quatro beatos italianos, apresenta o monge a dar de comer aos pobres, com as ruínas do Convento do Carmo como pano de fundo.
Uma das críticas feitas ao quadro prende-se com o facto de o rosto ser pouco visível, pintado a cores claras, a que D. José Policarpo respondeu: "Às vezes a santidade não se vê."

PORMENORES

MIRACULADA EM ROMA
Guilhermina de Jesus, a sexagenária alvo da cura milagrosa que permitiu a canonização do Beato Nuno, vai integrar o cortejo do ofertório. A primeira das leituras vai ser proferida em português.

POLÍTICA E PÁTRIA
A Igreja lamenta que o processo de canonização tenha sido "muito atribulado e muitas vezes misturado com questões patrióticas e políticas".

TARJA EM FÁTIMA
O Santuário de Fátima colocou uma tarja de 6,20 m de altura e 1,65 m de largura junto da estátua do futuro santo, na colunata do recinto.

MAIS TURISMO NA SERTÃ
O Santo Condestável nasceu em Cernache do Bonjardim, na Sertã. A autarquia espera que o turismo aumente no concelho.

Secundino Cunha, enviado especial Roma

Sem comentários:

Enviar um comentário