domingo, 26 de abril de 2009

Nun`Álvares por Appolino A. Marques

NUN`ÁLVARES

«Rodeados dos prestígios legendários, de que os envolveu a religião popular, há vultos históricos, cuja grandeza, como um sortilégio, aumenta cada vez mais, à medida que nos afastamos dos tempos em que viveram aquela vida de sonhos e de lutas, de generosidade e de abnegação, que os consagrou na tela da História e na imaginação das multidões agradecidas.
É duma dessas grandiosas figuras a comemoração que hoje aqui nos reúne: vimos aqui evocar a egrégia memória de Nun`Álvares — o Santo Condestável, que as turbas santificaram, como um símbolo da bondade humana, e de excelso patriotismo.
Este culto, importa restaurá-lo hoje na consciência nacional, como um centro de atracção de todos os corações bem formados, amantes da terra em que nasceram, e que ainda não descreram do futuro da nacionalidade.
O épico batalhador, cuja morte hoje recordamos, resume perante o nosso culto patriótico, toda uma série de acções cavalheirescas, que asseguraram os brilhantes destinos da Pátria independente. E, nesta associação de nomes porque a História o designa: — o Santo Condestabre, porventura comunicará ao nosso coração de portugueses uma força alentadora de opressoras mágoas, em muitas horas angustiosas da vida nacional.»
Appolino A. Marques
(Discurso proferido no liceu de Mousinho da Silveira, em 4 de Novembro de 1916.).

Sem comentários:

Enviar um comentário