domingo, 26 de abril de 2009

Secretário da CEP destaca dimensão excepcional do Condestável

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Pe. Manuel Morujão, destacou esta Quarta-feira, em Fátima, a “grandeza espantosa” de Nuno Álvares Pereira, que será canonizado a 26 de Abril, considerando que o Condestável “ilumina todos”, desde políticos a religiosos.
“É uma figura ímpar da nossa história, da história do heroísmo humano, mas também do heroísmo de santidade”, declarou, num encontro com os jornalistas sobre os trabalhos da Assembleia Plenária da CEP.
Este responsável sublinhou que o Beato Nuno foi alguém que”perante uma crise nacional grave, de identidade e da própria independência, arriscou a sua vida e entusiasmou as pessoas por uma causa”.
“Num momento em que ouvimos histórias de corrupção, de falências fraudulentas, etc., trazer ao de cima um homem destes é um exemplo muito actual”, defendeu.
O Pe. Morujão recorda que o Condestável organizou um campo de acolhimento para os feridos, depois da Batalha de Aljubarrota, mostrando “grande humanidade” mesmo depois da batalha, “uma história trágica e muito triste”.
A CEP publicou em Março deste ano uma Nota Pastoral por ocasião da canonização de Nuno Álvares Pereira, apresentado como uma “relevante personagem histórica, digna de ser conhecida e imitada nos dias de hoje”.
Para o secretário do episcopado, o futuro Santo português, a quem pertencia “meio Portugal”, distribuiu os seus bens e quis ser um “simples irmão”.
“Esta radicalidade do Evangelho, numa vocação destas, mais fica clara”, apontou.
O sacerdote referiu ainda a criação da “sopa dos pobres” como um acto do Condestável, que servia ele próprio refeições aos mais desfavorecidos. “Isto mostra um coração de uma grandeza espantosa”, indicou.
Em relação à existência de um erro nos convites oficiais para as cerimónias de canonização, em que o apelido Álvares é apresentado como “Alvarez”, o Pe. Manuel Morujão considerou que são “erros que não deviam acontecer”.

Sem comentários:

Enviar um comentário