domingo, 26 de abril de 2009

Correio da Manhã Canonização com lotação esgotada

Igreja: Lugares da Praça de S. Pedro todos marcados
Canonização com lotação esgotada


Está tudo apostos. Trinta e dois anos depois da canonização de santa Beatriz da Silva, em 1976, Portugal volta a ter um santo. E, desta vez, um herói nacional.
A canonização do beato Nuno de Santa Maria está marcada para as 10h00 de domingo, na praça de S. Pedro, em Roma, onde os lugares já estão todos ocupados.
"Para assistir à celebração na praça, nós temos direito a pouco mais de três mil lugares (são 15 mil ao todo) e há muito que não há inscrições", disse ao CM o padre carmelita Francisco Rodrigues, vice-postulador da causa.
De resto, a concelebrar com o Papa estarão apenas 50 clérigos, sendo somente dez portugueses. É que os beatos a canonizar são cinco, quatro italianos e um português, e os lugares foram divididos em número exactamente igual para cada causa.
Assim, da causa portuguesa vão sentar-se ao lado de Bento XVI o Cardeal-patriarca, D. José Policarpo, o cardeal D. Saraiva Martins, o presidente da CEP, D. Jorge Ortiga, os bispos do Alentejo, D. José Alves, D. Antonino Dias e D. Vitalino Dantas, que é carmelita, o titular da paróquia do Santo Condestável, o provincial português da Ordem do Carmo, o abade-geral da Ordem e outro bispo que ocupará o lugar cedido pelo vice-postulador.
No meio dos restantes fiéis vão ficar bispos como D. Jacinto Botelho, D. Manuel Felício, D. Neto Quintas ou D. Carlos Azevedo.
Em lugar especial, definido pelo protocolo, vão sentar-se também as autoridades representantes do Estado, como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, o chefe da Casa Civil do Presidente da República, O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e o deputado Guilherme Silva.
Mas há também outras personalidades nesse sector à direita do Papa, como D. Duarte Pio de Bragança ou a miraculada, Guilhermina de Jesus.
De resto, os primeiros portugueses começam a chegar a Roma já na próxima sexta-feira, dia em que se realiza a primeira vigília.

O PROCESSO QUE CHEGOU AO FIM

Após várias tentativas de canonização de D. Nuno Álvares Pereira, ao longo dos séculos, este processo, iniciado em Abril de 2004 pela Ordem do Carmo e pela diocese de Lisboa, acabou por alcançar um objectivo desejado há quase 570 anos. Estas duas caixas continham o processo que chegou ao fim.

DEZ SANTOS PORTUGUESES NASCIDOS APÓS A NACIONALIDADE

S. Teotónio (1082-1162)
Nasceu em Valença, é padroeiro de Viseu e considerado o primeiro santo português
SANTO ANTÓNIO (1179-1231)
É o mais conhecido santo português e ombreia em popularidade S. Francisco.
S. GUALTER (canon. em 1260)
Foi o primeiro frade franciscano a fixar-se em Guimarães. Ajudava os pobres.
SANTA ISABEL (1271-1336)
Rainha de Portugal, esposa de D. Dinis. Foi canonizada por Urbano VIII em 1625.
S. JOÃO DE DEUS (1495-1550)
É o padroeiro dos hospitais e foi canonizado em 1690 pelo Papa Alexandre VIII.
S. FREI GIL (1190-1265)
Nasceu em Vouzela, morreu em Santarém e foi canonizado por Bento XIV em 1748.
S. GONÇALO GARCIA (1557-1597)
Filho de portugueses, nasceu na Índia e foi martirizado no Japão. Canonizado em 1862.
S. JOÃO DE BRITO (1647-1693)
Nasceu em Lisboa e morreu, martirizado, na Índia. Canonizado por Pio XII em 1947.
SANTA BEATRIZ DA SILVA (1426-1492)
Nasceu em Campo Maior e morreu em Espanha. Canonizada por Paulo VI em 1976.
S. NUNO DE SANTA MARIA (1360-1431)
Herói de Aljubarrota, condestável e carmelita. Canonizado por Bento XVI em 2009.

VIGÍLIAS DE LOUVOR EM VÁRIAS IGREJAS DA CIDADE DE ROMA

Além da cerimónia de canonização, marcada para as 10h00 de domingo, estão previstas, mesmo no programa oficial, uma série de vigílias e celebrações, em várias igrejas de Roma, de louvor e agradecimento a Deus, "pela graça de Portugal ter mais um santo".
A primeira vigília ocorrerá já na sexta-feira à noite, altura em que muitos portugueses já estarão em Roma, e terá lugar no Colégio Pontifício Português. No sábado, pelas 19h30, o padre Fernando Millán, prior-geral da Ordem do Carmo, celebrará uma vigília na Igreja de Santa Maria, em Traspontina. Mas a grande vigília está marcada para as 21h00, na Igreja de Santo António dos Portugueses, e vai ser presidida pelo Patriarca de Lisboa.
Para além de D. José Policarpo, devem participar nesta celebração diversos prelados portugueses, como D. Jorge Ortiga, D. José Alves ou D. António Vitalino.
Na tarde de domingo, a Embaixada de Portugal junto da Santa Sé promove uma recepção com os prelados portugueses e elementos da hierarquia da Cúria Romana, como os cardeais D. Ângelo Amato, D. Ivan Dias e D. José Saraiva Martins.
De resto, na segunda-feira à tarde, o Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, celebra uma Eucaristia de acção de graças na Basílica de São Paulo Fora de Muros. Na Terça, dia 28, há ainda uma Missa na Ordem do Carmo em Roma.

NO ALTAR DE UMA IGREJA LISBOETA


Em meados do século passado, mais de 30 anos após a beatificação de Nuno Álvares Pereira, o Patriarcado de Lisboa criou a paróquia do Santo Condestável. Foi construída uma igreja de raiz, toda dedicada ao ‘santo’ e herói da pátria. No dia 10 de Maio, esta paróquia vai realizar uma festa, para a qual D. Policarpo já convidou toda a diocese, em honra de S. Nuno de Santa Maria.

LIVRO REVELA TUDO SOBRE NOVO SANTO


Foi e é um dos maiores heróis nacionais. Primeiro venceu Aljubarrota, garantindo a independência de Portugal e agora, 570 anos após a morte, conquistou a santidade. Neste livro, disponível amanhã, na compra do CM, por apenas 1,5 euros, pode conhecer a vida de D. Nuno Álvares Pereira que, através da cerimónia de canonização do próximo domingo, sobe aos altares do Mundo. Ficará, ainda, a conhecer as suas facetas de guerreiro e de monge carmelita, assim como a evolução do processo de canonização, e o motivo pelo qual o mesmo se arrastou ao longo de vários séculos.

COMISSÃO DE HONRA
Cavaco Silva
Presidente da República
Jaime Gama
Presidente da A. República
Luís Amado
Ministro dos Neg. Estrangeiros
Luís Valença Pinto
CEMG das Forças Armadas
D. José Policarpo
Cardeal-patriarca de Lisboa
D. Jorge Ortiga
Presidente da CEP
Agostinho M. de Castro
Provincial Carmelita
D. Duarte Pio
Duque de Bragança


SAIBA MAIS

LONGO
Os processos de beatificação e canonização são sempre muito longos e difíceis. Os passos são muitos e em cada um deles é exigido algo muito difícil de provar: um milagre.

5
Só cinco anos após a morte de uma pessoa com fama de santidade é possível iniciar o processo de beatificação. A não ser que haja autorização do Papa, sempre excepcional, para antecipar o prazo, como aconteceu com a Irmã Lúcia.

570
Foram os anos que a Ordem do Carmo e Portugal tiveram de esperar para ver D. Nuno Álvares Pereira ser elevado aos altares do Mundo.

ESPERA
Portugal tem 23 processos de canonização e beatificação em espera no Vaticano. Uma lista que inclui os Pastorinhos Jacinta e Francisco, o padre Américo e o famoso Padre Cruz.


Secundino Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário